quinta-feira, 8 de abril de 2010

Famílias

História e Arte sempre caminharam juntas. Se por um lado a arte é sempre a expressão de seu próprio tempo, de um contexto histórico específico, ela, por isso mesmo, muitas vezes ajuda a entender o contexto em que é produzida.
Abaixo temos uma tela do francês Jean Baptiste Debret (1768-1824), chamada Um funcionário do governo sai a passeio com a família, produzida no Brasil, no início do século XIX.

Nela podemos ver a mentalidade e os costumes da época. A família seria de classe média, e o chefe abre o desfile, seguido por seus filhos em ordem crescente de idade. Atrás do último vai a mulher. Atrás dela sua escrava de quarto, mulata, mais apreciada que as negras. Por fim, os outros escravos, enquanto que o cozinheiro ficava guardando a casa.

Hoje, além de a escravidão ter sido abolida (embora ainda persistam focos clandestinos de trabalho escravo, não mais ligados à cor da pele), as famílias também estão um pouco diferentes. Nem sempre o pai e a mãe estão ainda juntos. E quando saem a passeio, é desta mesma forma?

6 comentários:

  1. bah a arte tanto em quadros,literatura,etc. ajudam afuu a entender varios periodos da história é uma grande aliada mesmo!
    sor mas eles saiam assim mesmo??
    dessa

    ResponderExcluir
  2. Era a tradição, e símbolo de status. E isso servia principalmente para quem não era tão rico ou poderoso assim (queria ostentar o que não era - como se diz hoje, "come sardinha e arrota caviar"!!!!!)

    ResponderExcluir
  3. ahh...ta aí uma semelhança com os dias de hj normalmente quem quer dar uma de rico,naum é nem um pouco!
    ai sor é tao legal issoo..pq História é assim?e como pode ter gente que naum gosta?
    bjoo
    dessa

    ResponderExcluir
  4. e aee sor, tudo bem?? bem que o senhor poderia colocar mais coisas sobre a arte ne?? tem muita historia neste blog, um pouquinho de arte não faz mal. achei interessante este quadro e o geito de se vestir da epoca, e eu num sei se o senhor percebeu mas na maioria destes quadros onde retratam as famílias poderosas, se o senhor reparar você vai ver que a beleza pra eles era ser mais gordinho ter formas mais onduladas ou eu estou errado??
    Arthur R.F.M. T:301 ;)

    ResponderExcluir
  5. Não, é isso mesmo. Desde o renascimento, mais ou menos, que quando quer se representar não apenas a beleza, mas principalmente a nobreza, faz-se "engordando" os personagens retratados, que é a melhor maneira para evidenciar uma boa alimentação - coisa de nobre ou rico!

    ResponderExcluir