sexta-feira, 16 de abril de 2010

Adeus, Franco!

Um dos atos mais comuns entre aqueles que desejam se perpetuar na história e na memória das gerções futuras é o de mandar erguer monumentos em sua memória. Tais monumentos podem constituir-se em obras monumentais (como fez Napoleão, especialmente em Paris) ou mesmo em estátuas. Foi o que fez o ditador fascista Francisco Franco na Espanha.
Ao assumir o poder em seu país na década de 30 (inclusive com o apoio de Hitler) e perpetuar-se nele até 1975, mandou erguer várias estátuas de si mesmo, espalhadas pela Espanha.
Pois foi-se a última dessas. Na última quarta-feira, dia 7, foi removida a estátua do ditador que permanecia ainda de pé, em Valência (a estátua, tapada, como aparece à direita, é igual à da foto à esquerda, que foi retirada da cidade de Santander em 2008 - o Franco é o de cima!) A iniciativa (louvável) foi do primeiro-ministro espanhol, o socialista José Luís Zapatero. Os familiares das vítimas do regime agradecem. A democracia agradece.

6 comentários:

  1. poxa foi tarde,como até hoje permanecia uma estátua de um ditador fascista...
    naum fazia ideia de que existia esse monumento ainda...
    parabens muito merecido pro primeiro ministro...Todas pessoas com um pouco de noção agradecem...
    bjoo
    dessa

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, não dá para entender como é possível isso ainda...
    Mas, antes tarde do que nunca!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso é um simbolo do totalitarismo nazi-facista na Europa que mostra o quanto os nazi-facistas eram ditatoriais e autoritários.
    by PHILL MARAVILHA 302 É NÓS.

    ResponderExcluir
  4. o sor onde tu colocou o sites da 1°guerra ?? bjus maíra 302

    ResponderExcluir