"História em suas mãos" tem, neste blog, no mínimo dois sentidos. Que se pretende que a compreensão desta disciplina esteja ao seu alcance, leitor, e que VOCÊ é o responsável pelo curso da História, é agente, ATIVO, do processo histórico. E "no mínimo dois sentidos", pois cada História sempre pode ser interpretada de várias maneiras possíveis!
sábado, 14 de abril de 2012
100 anos esta noite
Dia 14 de abril, como hoje, mas há cem anos atrás. Neste dia, às 23:40 o absurdamente colossal (ainda mais para a época) Titanic batia em um iceberg e começava a contrariar sua alcunha de "o inafundável". Fruto perfeito de sua época: prosperidade, riqueza, poder, glória e decadência.
Como assim? Vejamos o contexto de sua época.
No início do século XX, época da construção do navio, vivia-se um período de grande euforia e contentamento, causados pela confiança inabalável no progresso humano. Basta vermos algumas das invenções da época: automóveis, aviões, telefone, iluminação elétrica, cinema, elevadores elétricos, estetoscópio, penicilina, anestesia, aspirina, vaso sanitário com descarga, papel higiênico, creme dental, geladeira, fogão a gás, sorvete, cerveja engarrafada, etc, entre tantas e tantas outras invenções. Coisas sem dúvidas banais neste início de século XXI, mas o supra-sumo da modernidade há cem anos atrás. Estão explicadas a prosperidade e a glória.
Quanto à riqueza e ao poder, é bom lembrarmos que eram tempos de corrida imperialista, com as várias potências europeias disputando entre si principalmente o continente africano, como meio de acesso fácil e barato às matérias-primas necessárias a tamanho desenvolvimento indutrial e a mercados consumidores para sua produção em massa. Riqueza e poder, portanto, dos países europeus industrializados, bem entendido, e não da África. Ah, e também dos EUA e do Japão!
Isto já nos conduz à citada decadência: tal disputa entre potências industrializadas está sem dúvida por trás da gênese da Primeira Guerra Mundial, junto com os nacionalismos que se acirravam na Europa.
O Titanic, portanto, se enquadra perfeitamente em sua época, com todas as suas características e peculiaridades.
Como vem se falando muito nele por estes dias (mais ainda neste sábado e domingo), indico aqui alguns materiais interessantes, com dados do megatransatlântico:
Discovery (materiais riquíssimos, vale muito a pena explorar cada link)
Titanic Site (dados técnicos)
Marcadores:
África,
Datas,
Dicas,
Europa,
Hoje na História,
Imperialismo,
Primeira Guerra Mundial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário