Tempos atrás, com este post, debatíamos a questão da continuação da violência e do terror após o assassinato de Bin Laden. Alguns comentários no post apontam para isso, que o assassinato do então número 1 da Al-Qaeda causaria o recrudescimento das ações da rede, que certamente não seria desmantelada.
Pois a Al-Qaeda já divulgou, em um comunicado, que o médico oftalmologista egípcio Ayman al-Zawahiri é oficialmente o novo líder da rede, em substituição a Osama. No mesmo comunicado a organização ainda afirma que dará prosseguimento à chamada "guerra santa" contra os Estados Unidos e Israel.
Zawahiri trabalhou ao lado de Bin Laden por décadas foi o número 2 da Al-Qaeda por vários anos. Está fazendo 60 anos exatamente hoje, domingo. É apontado como um dos mentores das táticas e habilidades organizacionais da rede, bem como de sua formação ideológica. E, para finalizar, adivinha: seu paradeiro é desconhecido!
O que será que vem agora? Uma nova corrida para descobrir seu paradeiro, começando tudo de novo? Ou será que os EUA vão esperar por alguma nova ação da Al-Qaeda (até para dar sustentação à uma nova perseguição)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário