Este ano, em agosto, comemoraremos os 50 anos da Rede da Legalidade. Em poucas palavras, trata-se do contexto em que o Presidente Jânio Quadros renunciou ao cargo, em 1961, e o Vice, João Goulart, em viagem à China, foi a princípio imedido de assumir. Adivinha por quem?
Lógico, mais uma vez os militares tentando tomar as rédeas do governo. Mas eis que o Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, cunhado de Jango comandou a resistência ao golpe militar. Assumindo os microfones da Rádio Guaíba, armou toda a rede que culminou no malogro do golpe, adiando-o por três anos.
A história é longa, há que se evocar todo o contexto da Guerra Fria por trás, mas este não é o objetivo deste post. A ideia hoje é indicar um bom texto a respeito das figuras envolvidas nesta e em outra história recente em nosso país. Trata-se do texto de Juremir Machado da Silva, publicado no Correio do Povo do dia 03 último. Bom para conhecer e valorizar algumas figuras de nosso estado e de nossa história recente. Bom para o ego também! Acessa aqui, são só 4 parágrafos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário