terça-feira, 1 de março de 2011

Justas

Em tempos de calmaria, na Idade Média, os nobres davam-se ao luxo de participar de torneios com várias modalidades de lutas. Os mais importantes, pelo espetáculo que proporcionavam aos presentes, eram conhecidos como JUSTAS. Elas ajudavam a manter o treinamento militar, a agilidade e a bravura dos oponentes. As armas eram modificadas para não se tornarem mortais de fato.
A modalidade que mais excitava os ânimos era aquela em que dois oponentes, devidamente montados, galopavam em alta velocidade um em direção ao outro, cada um deles tentando derrubar o outro com sua lança, sem cair, por sua vez, do cavalo.
Na Baixa Idade Média, as justas passaram a ser realizadas em feiras, atraindo grande público e tomando as proporções de um verdadeiro espetáculo (e, ao mesmo tempo, pela grande quantidade de pessoas que atraíam, acabaram também impulsionando os negócios na feira).

Abaixo uma interessante reconstituição deste evento. Atenção também para os trajes e a música/ instrumentos musicais da época.

6 comentários:

  1. ah que fodaa sor!
    isso é a reconstiruição da Feira Medieval de Coimbra??
    eu queroo ir...oaijsoaijs
    beijoos
    Dessa

    ResponderExcluir
  2. É, na verdade é realizada todos os anos em Óbidos, cidade portuguesa distante 80 km de Lisboa.
    Podemos armar uma excursão do colégio para lá!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. eu pilhoe entao..vamos?oaisjaiosjaos
    ah ou podemos montar uma no colegio :D]aiosjaosi
    beijo
    Dessa

    ResponderExcluir
  4. seria não..será é só a gente querer e o diretor tambem..oaisjaois
    bj

    ResponderExcluir