sábado, 5 de março de 2011

Carnaval


Muito já se escreveu sobre a história do carnaval. Suas origens mais antigas remontam, segundo alguns, às festas realizadas há milhares de anos no Egito Antigo, em homenagem à deusa Ísis, sendo tais festas também comemorativas à boas colheitas. O mesmo argumento (comemoração e agradecimento por boas colheitas) é utilizado por outros historiadores para defender que o carnaval teria se originado na Grécia, por volta do século VI a.C, até que, mais tarde, os próprios gregos e os romanos teriam inserido bebidas e práticas sexuais nas comemorações - o que, séculos depois, tornaria a festa intolerável aos olhos da Igreja. Na Itália e na França, também há muitos séculos ocorrem desfiles de fantasias e de máscaras (acima, foto de máscaras de Veneza). O pierrô, a colombina e o Rei Momo, por exemplo, tão presentes no carnaval brasileiro, são de origem europeia.

O fato é que no Brasil o carnaval foi introduzido por volta do século XVII, ainda sob a forma do entrudo, que consistia em brincar de sujar os outros com o que estivesse à mão: farinha, azeite, água, limões-de-cheiro e até cal, altamente perigosa.

Somente no final do século XIX mesmo é que surgiram no Brasil os primeiros "corsos", "cordões" e blocos carnavalescos, que foram, após muitos anos, originando as primeiras escolas de samba. A primeira surgiu no Rio de Janeiro (não poderia ser diferente!!!) e se chamava Deixa Falar. Muitos anos depois transformou-se na Estácio de Sá.
Em outros lugares ainda persistiu (e persiste ainda hoje) por mais tempo o carnaval de rua, aberto, em que não é necessário pagar ingresso para assistir.

E você, costuma participar de carnaval? De que tipo? Blocos de rua? Clubes? Praia? Com fantasia ou qualquer roupa mesmo?

4 comentários:

  1. ok vou responder...asijaiojaoisj
    bom eu costumo sair ir a festas e coisas do tipo no carnaval...mas não participo de blocos nem de nada do genero :P
    and you?
    bjbj
    dessa

    ResponderExcluir
  2. SOOOOOOR, PARA DE TRABALHAR NO CARNAVAL TAMBEM,PELO AMOR DE DEUS!
    beijo

    ResponderExcluir