
Como combinado, aí vai um post referente ao Tiradentes.
E que diz respeito também ao que foi visto/ ouvido no Ato Cívico desta semana, ou seja, sobre o caráter impermanente e "ilógico" da História. Mais ainda, sobre o quanto o conhecimento histórico muda constantemente, embora muitos insistam em ver a disciplina como algo parado, estático, apenas como o passado por si só. Normalmente, são essas pessoas que não gostam da História, o que é compreensível. Se História fosse o passado pelo passado, se não nos dissesse respeito em nada e fosse algo imutável, realmente seria muito chato!!!
Mas enfim, voltando ao assunto do post, coloco aqui o link para uma interessante matéria da Istoé desta semana, sobre o recém lançado livro "A fortuna dos inconfidentes", de André Figueiredo Rodrigues. A obra propõe uma revisão em torno da figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tratando-o como um homem influente e rico, que obteve o direito de explorar 47 pontos de mineração na Mantiqueira, além de possuir sítios, gado, escravos, sesmarias e agir como agiota. Enfim, uma imagem bem diferente daquelas que permeiam os livros de História, onde Tiradentes é visto como um homem que vive humildemente de seu soldo de alferes...
Dá uma conferida lá, vale muito a pena!!! É só clicar aqui!
nossa uma mudança bem consideravel digamos..
ResponderExcluirsor tu acha que essa nova versão pode ser posta em livros de História daqui algum tempo??
dessa
Depende MUITO do livro. A maioria dos livros ainda é muito factual - apenas apresenta os fatos. Isto que diz na matéria é uma coisa mais pessoal, privada dele. Normalmente os livros didáticos não analisam a vida privada dos personagens que apresentam... Mas se mais dados ou levantamentos corroborarem isso, pode ser que mude um pouco o enfoque, a maneira de apresentar ou introduzir o tema, sim.
ResponderExcluirsimsim ,mas certo que a vida pessoal interfere um pouco no resto...bom vamos esperar novas pesquisas...
ResponderExcluirbjbj
dessa
TIRADENTES: é considerado o grande percursor da independência do nosso país ainda tiradentes foi o líder da inconfidência mineira.
ResponderExcluirTiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal.
Nome: Marcos Oliveira
Turma: 302
Tá, pe o que isso quer dizer, em relação à postagem???
ResponderExcluir??????????boiei!
ResponderExcluirdessa