O dia de hoje marca o fim de um dolorido capítulo na História mundial. Em 30 de abril de 1945 Hitler, recém casado com Eva Braun, suicidava-se, assim como ela. Escondidos em um bunker em Berlim, sentindo o cheiro das tropas soviéticas, os dois consumaram sua união de anos no dia 29 e, encurralados, suicidaram-se no dia 30, ele com um tiro na cabeça e ela com uma cápsula de cianureto. Chegava ao fim um capítulo terrível na história do século XX. O Terceiro Reich, que Hitler alardeava que duraria mil anos, durou doze. Mas para muitos (judeus, negros, opositores, ...) foi mesmo uma eternidade...
O suicídio pode ser considerado uma antecipação do que lhe aconteceria em seguida, mas também o desejo de evitar a vergonha de uma prisão, de um julgamento por não-arianos (e, portanto, inferiores, dentro de seu arcabouço ideológico), do desmoronamento de seu império de mil anos e de toda suas ideias.
Uma semana mais tarde, a Alemanha se renderia e a Segunda Guerra estaria praticamente acabada, faltando apenas a rendição japonesa, forçada pela atrocidade das bombas atômicas norteamericanas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Sobre este assunto (momentos finais de Hitler), o melhor filme ainda é A queda - as últimas horas de Hitler. Aproveita que amanhã é feriado e pega para assistir! (tem AQUI também!!!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário