Sabe-se que a famosa Peste Negra (Peste Bobônica) foi a epidemia mais avassaladora que já se abateu sobre um continente até hoje (no caso, a Europa), em termos proporcionais (porcentagem sobre o total da população). As cifras, porém, variam de acordo com as fontes em que pesquisarmos, sempre entre 30 e 40% de toda a população do continente europeu!!!
É sempre bom, nestes casos, darmos uma olhada em relatos de época, de pessoas que viveram o tempo ou o acontecimento que pretendemos conhecer. Eis, então, alguns números a respeito:
- Em Avignon, no sul da França, morriam, segundo dados da época, 400 pessoas por dia, vítimas da doença. Apenas um dos cemitérios da cidade teria recebido 11.000 corpos em seis semanas. Depois que os cemitérios ficaram lotados, passou-se a jogar corpos no Rio Ródano. E não estamos falando de uma cidade grande como as de hoje, com milhões de habitantes...
- Em Paris a peste foi mais forte em 1349, e o número de vítimas chegava a 800 por dia, atingondo,no total, 500.000 pessoas, ou seja, METADE da populaçãoda cidade.
- Florença teria perdido, na mesma época, 80% de sua população, e Veneza, 60%.
- Em locais fechados, a contaminação de uma pessoa poderia se estender a todos os outros do ambiente. Foi o que aconteceu em inúmeras prisões e mosteiros. Dos 140 dominicanos de Montpellier, por exemplo, apenas 7 sobreviveram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário