"História em suas mãos" tem, neste blog, no mínimo dois sentidos. Que se pretende que a compreensão desta disciplina esteja ao seu alcance, leitor, e que VOCÊ é o responsável pelo curso da História, é agente, ATIVO, do processo histórico. E "no mínimo dois sentidos", pois cada História sempre pode ser interpretada de várias maneiras possíveis!
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Batalha de Stalingrado
Neste mesmo dia, há 69 anos, era encerrada a batalha mais sangrenta da 2ª Guerra Mundial: a Batalha de Stalingrado.
Aliás, pelo número de vítimas, pode-se dizer que foi a batalha mais sangrenta da história: foram nada menos do que 2 milhões de vítimas! Além disso, esta batalha tem importância fundamental dentro do conflito mundial. Ela foi o primeiro grande revés dos alemães na guerra. Até o início da batalha, em agosto de 1942, o Eixo experimentava uma expansão fulminante.
O início da batalha foi igualmente surpreendente e fulminante: foi designado para o assalto à cidade o poderoso 6º Exército de Infantaria da Wehrmacht, com aproximadamente 300.000 soldados. Centenas de bombas foram lançadas sobre a cidade, atingindo pontos estratégicos e reduzindo a cidade a ruínas. Tanques de petróleo foram também atingidos, elevando as chamas a mais de um quilômetro de altura...
Stalin (batalha de ditadores sanguinolentos esta...) convocou a população em massa para a resistência, reorganizou a indústria bélica, dando impulso nunca antes visto à produção de tanques e recebeu preciosa ajuda dos Estados Unidos (a 'estranha aliança'), com aviões, tanques, armamentos, munição e comida e conseguiu reverter o quadro, conter o avanço nazista e rechaçá-lo. Fundamental, porém, foi o papel do inverno. À medida em que a batalha ia se prolongando e o inverno ia chegando, os alemães iam colecionando baixas. No inverno de 1942-1943 foram registradas temperaturas em torno de 40º negativos na região, o que foi fatal para os nazistas. Quando da rendição e retirada alemã, restava menos da metade dos soldados da 6ª companhia.
Mais uma vez o inverno, a exemplo do que ocorrera em 1812, com as tropas de Napoleão. Mais uma vez soberba. história fica. Quem não preserva a memória e não conhece o passado repete erros fatais...
Marcadores:
Datas,
Grandes Batalhas,
Hoje na História,
Segunda Guerra Mundial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nada como uma maravilhoso texto da SGM pra eu matar as saudades das aulas de história *---*
ResponderExcluirValeu por postar, mesmo com todo agito aí..hehe
beijos, saudades!
Às ordens, é um prazer!
ResponderExcluirApareça sempre!
bjs, saudade também!