quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Era só o que faltava...

A falta de "semancol" dos nossos políticos beira o absurdo.
Em dezembro os nossos ilustres deputados estaduais, legislando em causa própria (como gostaria de ter este poder), e seguindo o que estava acontecendo em âmbito nacional, concederam a si mesmos reajuste de 73%. Muito se falou e se reclamou na época, mas nada de concreto se fez. Como de costume aliás (e depois o povo quer mudanças...). A não ser o Tonho Crocco, que fez o rap "Gangue da Matriz", sobre o caso.
Quem é mais novo, como os leitores deste blog, talvez não saiba, mas lá na década de 80 um bando de imbecis formaram a chamada Gangue da Matriz (talvez hoje se intitulassem Bonde...), que promovia arruaças por onde passava, até matarem a pancadas o jovem Alex Thomas, em Atlântida.
E por que Matriz? Por causa da praça que leva este nome, no centro de Porto Alegre, em frente à Assembleia Legislativa de nosso estado.
O nome do rap foi, então, uma ótima sacada do Crocco, unindo o nome de bandidos antigos ao local específico. O legal é que a letra, feita em poucos dias, é ótima e dá o nome dos 36 infames que aprovaram seu próprio (e também infame) aumento. Coisa muito boa, fundamental de se saber e guardar até as próximas eleições.
Enfim, como os leitores devem saber, um dos parlamentares da época (então líder da Câmara), Giovani Cherini (PDT) ajuizou ação contra o músico, que deverá ser julgada no próximo dia 22.
Então imoral é o que ele fez??? O que os deputados fizeram, é o quê????

É para se acompanhar de perto os acontecimentos, pois dizem respeito à democracia, à liberdade de expressão, à moral, à romper com a inércia e passividade que acompanham o povo e permitem todo tipo de baixarias promovidas pelos políticos.
Até tinha baixado o vídeo da música para postar aqui, mas desisti. O melhor mesmo é ver direto no YouTube, para aumentar o número de exibições. Acessa AQUI e roda direto lá, que vale a pena. E encaminha a todos os teus contatos também!
E, se estiver a fim de filosofar, já responde aí também:

Por que o povo brasileiro é tão passivo, em termos de política??

Sério, aguardo respostas!

11 comentários:

  1. Só no Brasil mesmo proibi a liberdade expressão,este deputado que colocou a ação contra a múisico e por que tem o rabo preso e o músico so falou a verdade que eles fizeram um reajuste no salário deles vez de se preucupa com o povo, que colocou eles lá, e tem que reclamar mesmo por que se não fôssemos nós eles não estariam na quele cargo tem que lutar pelos nossos direitos. Fran 301

    ResponderExcluir
  2. Porque no Brasil, as pessoas são muito desinteressadas com a questão da política, aliás, acho que é o único país que está 'nem aí' para isso. Tem ainda a edução brasileira, que é péssima e além disso, não trazem assuntos como este para debater entre todos, são poucos os que realmente conhecem e sabem como é o funcionamento da política, resultando nisso - a carência de conhecimento e cultura -.
    Com o povo assim, desinteressado e sem informações, os políticos saem lucrando, mandando em todos, impondo suas regras, aumento de salários e etc. ao invés de ajudar na melhoria do país e fazer o que realmente seria coerente para o benefício de todos. - Ana Alice, 301.

    ResponderExcluir
  3. O povo é passivo na política ,porque é mais cômodo falar com os amigos do que sair de casa, fazendo algum tipo de manifestação ou mobilização.
    Hoje em nosso país, as pessoas reclamam muito dos políticos, contudo não tomam nenhuma atitude. O que adianta reclamar com os amigos e não se mexer para fazer protestos? Por exemplo, todos reclamaram que a passagem do ônibus iria aumentar, mas ningém fez nenhuma reclamção, nada de consistente.
    A maioria dos brasileiros, não se interessa por política, muito menos procurar informações sobre seus próprios direitos, para poder exigi-los e serem colocados em prática.No momento, que uma pessoa como o músico em questão, tenta expressar sua opinião ou até mesmo revolta, o político se achou no direito de processá-lo por ele falar a verdade.
    Nathani - 301

    ResponderExcluir
  4. Etaa assunto complicado esse...é difícil dizer ao certo o motivo de toda essa passividade, mas vou tentar...ou melhor tenho que tentar...hehehe
    O brasileiro tem o dom de pensar assim: "sempre foi assim, não tem como mudar" "de que adianta eu fazer alguma coisa?sou só mais um..."
    Bom, o problema no Brasil é muito amplo, temos desde pessoas que passam fome e se tornam passivas por qualquer "migalha",até pessoas que simplesmente acham que está tudo uma maravilha. O problema é educação(como sempre), é desigualdade, é alegria de mais e preocupação de menos...enfim, é um assunto que pode gerar, e gera muita discussão.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Bem,o motivo das pessoas serem tão desinteressadas com a política não sabemos, mas pode se supor que as pessoas não se interessam porque no brasil principalmente cada um só pensa em si, não se preocupa com o que está acontecendo em sua volta, se a pessoa ta bem o resto não interessa. Então, se os políticos estão roubando ou fazendo qualquer coisa, eles não se comprometem a fazer alguma rebelião, movimento, seja o que for para melhorar o brasil. E os que fazem são poucos, pois se todos fizessem ia mudar mas como a andressa citou acima sempre tem um que fala: nunca mudou, não tem como mudar etc... bjos LUCAS MELLO

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente a passividade do povo brasileiro, vem sendo passada de geração em geração, o governo aumenta impostos quando querem, fazem o que querem, e o povo simplesmente reclama do governo mais aceita no final, diferente de outras nações, que quando percebem o abuso do poder do primeiro setor vão as ruas protestar, o país praticamente para, até que o governo se organize de forma contributiva para o bem estar do povo que realmente é o papel dos governantes. E também porque o povo brasileiro é muito mal informado dos seus direitos, a maioria não se interessa e só passa a se importar quando a situação alcança patamares bem altos de desrespeito com os cidadão e quando começa a pesar no bolso deles. Mas os políticos são espertos abusam de seu poder de maneira que até as leis se adequam a eles. Vai ser difícil mudar essa cultura de aceitar tudo que sai das canetas dos políticos no país.Ana Carolina,301

    ResponderExcluir
  7. O povo brasileiro sempre foi passivo, sempre existiu e sempre vai existir pessoas que pensam que isso não pode mudar, que não adianta fazer movimentos contra o governo. Isso é muito ruim pois se todos se comprometessem a se juntar e lutar pelos seus direitos, isso mudaria. No Brasil cada um só pensa em si mesmo, o dia que cada um começar a pensar no próximo pode ser que mude.Caroline netto.

    ResponderExcluir
  8. Um dos maiores problemas do povo brasileiro é que ele já se "acostumou" com os problemas do país. E os políticos, que também fazem parte do povo, estão cientes dessa acomodação por parte de toda a população perante provavelmente todas as coisas que acontecem ao seu redor. Partindo do ponto que ninguém vai reclamar de nada, fica bem mais fácil para quem "manda" no Brasil fazer o que bem entender, como esse reajuste ridiculamente alto. A situação fica a seguinte: cidadãos não reclamando de nada, políticos fazendo o que querem. Como esse status quo é quebrado - com a composição desta música -, os deputados já tentaram apaziguar a situação colocando um processo sobre quem quis ser diferente. Enquanto as pessoas não pararem de levar tudo na cabeça quietas, os governantes do país vão continuar se aproveitando da situação. Qual a solução? Conscientização mútua: pessoas parando de estarem "acomodadas" com tudo que acontece e brigarem pelos seus direitos e políticos parando de ser egocentristas, parando de abusar de seus poderes.

    ResponderExcluir
  9. Pois, o brasileiro não se interessa pela política do seu próprio país. E quando chegam as eleições, depois de assistirem varias acusações contra os candidatos para as eleições, parece que tudo se apaga da mente de todos e acabam elegendo políticos que só esperam chegar ao poder e começar a desviar dinheiro, como outras falcatruas que eles fazem.
    Mas o mais interessante de tudo isso é que quando já estão todos eleitos, o povo adora reclamar, chamar os políticos de ladrão, corruptos, como outros nomes. Mas não percebem que forma eles mesmos que botarão essa gente no poder.
    E quando algumas pessoas se revoltam e vai as ruas fazer protestos contra as atitudes dos políticos e do governo, existem pessoas que reclama e dizem, em vez de ta trabalhando, ta ai gritando a toa, que diferença vai fazer, deixa para a próxima eleição.
    É por essas pessoas e o comodismo que existem em nós os brasileiros deixam com que eles usem e abusem do poder deles e fazendo o que querem com essas pessoas que vão a luta por justiça, mas com vão poucos não faz a mínima diferença para o governo, e as vezes acabando esses políticos até serem reeleitos. E é por isso que o nosso país não vai para frente
    Desirée T:301

    ResponderExcluir
  10. Isso aì, Fran e Nathani, o certo seria mesmo o povo lutar por seus direitos, mas infelizmente isto pouco acontece...

    Sem dúvida, Ana, as duas coisas são juntas: desinteresse pela política e fraca educação. Na verdade dá até para relacionar as duas coisas...

    Pois é, Andressa, esta passividade é do povo é que gera a maior parte dos nossos problemas...
    bjs

    É, Lucas, sempre tem mesmo quem diga isso. O problema é que acaba-se acreditando nessa ideia, aí realmente nada vai mudar mesmo!
    Abç

    ResponderExcluir
  11. É verdade, Ana Carolina, a passividade é que está demais por aqui... Em outros países, por bem menos motivos o povo já está nas ruas.

    É Caroline, parece que fica um esperando pelo outro começar a fazer algo. Aí ninguém faz nada mesmo...

    Tudo muito bem colocado, Gabriel. E o problema reside aí: no "se acostumar" com o que acontece. Aonde as pessoas se acostumam a não fazer nada é que nascem os problemas.

    Bem lembrado, Desirée; além de o povo não ir para as ruas quando ocorre alguma irregularidade, também não faz nada quando tem uma oportunidade real, ou seja, as eleições. Reclama-se o tempo inteiro dos políticos, mas reelege-se os mesmos quase sempre. Vai entender um negócio desses!

    ResponderExcluir