Hoje é feriado em algumas cidades brasileiras. Por aqui já se tentou transformar o 20 de novembro em feriado, mas parece que já está atingido o limite de feriados, e aí não foi possível instituir mais este.
A questão, porém, é outra. De que vale lembrar uma data, transformá-la em feriado, se não se conhece e nem se respeita o motivo? Acaba-se apenas comemorando apenas o fato de ser feriado...
Vamos por partes.
Primeiro: O dia 20 de novembro assinala a morte de Zumbi dos Palmares (sobrinho de Ganga Zumba), ocorrida em 1695, quarenta anos após seu nascimento. Por ter liderado o maior quilombo brasileiro, bem como a resistência à escravidão, sua morte virou símbolo da luta contra o preconceit racial no Brasil. Agora vem um Leandro Narloch e diz que Zumbi tinha escravos... Enfim, a internet e os livros estão aí, pesquisem e tirem suas próprias conclusões a respeito de Zumbi e Ganga Zumba: qual dos dois foi traidor? qual dos dois foi mais importante à causa dos negros escravos?
Segundo: é uma palhaçada, uma imoralidade mesmo lembrar e comemorar a data (seja feriado ou não) só hoje. Mais, achar hoje que o problema da discriminação racial está resolvido, que não existe mais racismo em nosso país oou outras hipocrisias do gênero. Assim como não só o segundo domingo de maio é o Dia das Mães (isso é para o comércio) e nem só o 8 de março deveria ser o Dia Intrernacional da Mulher, mas sim, também, TODOS OS DIAS, todo dia deveria sera também para exercitar a tolerância, o respeito, a paz, a harmonia, e - tomara, um dia - o fim do preconceito, de qualquer tipo. TODO PRECONCEITO É BURRO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário