Lembrete de algumas das principais características das religiões de alguns povos da antiguidade oriental:
PERSAS: povo essencialmente guerreiro,

possuíam uma religião dualista e maniqueísta. Em outras palavras, eram regidos por duas divindades, que representavam a constante luta entre o bem e o mal. Os deuses eram Ahura-Mazda (deus do bem) e Ahrimam (representante das forças do mal). Para os persas, o equilíbrio em seu mundo era regido pelo permanente embate entre estas forças. Tal religião é também chamada de Mazdeísmo ou Zoroastrismo (em função do profeta Zoroastro, que teria enuncidao os princípios religiosos básicos do povo hebreu, no livro sagrado Zend Avesta).
HEBREUS: único povo monoteísta da Antiguidade Oriental, sua história nos é contada no Antigo Testamento da Bíblia, a partir do Êxodo (que narra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito para a Palestina, quando Moisés teria recebido as Tábuas da Lei).
FENÍCIOS: Povo dedicado ao comércio marítimo, possuíam uma

religião politeísta e animista. Ou seja, cultuavam vários deuses, e estes poderiam representar forças da natureza - pedras, rios, árvores, o Sol, ... Cada cidade-estado possuía vários deuses, sendo os principais chamados de Baal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário