sábado, 20 de março de 2010

Por quê na Inglaterra?

A Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização (iniciado no século XVIII), e este pioneirismo não foi por acaso. O país bretão reunia à época uma série de fatores ou condições favoráveis a tal processo, muito mais do que qualquer outro país europeu. Vejamos os mais importantes:
  • condições políticas favoráveis - as Revoluções Inglesas do século XVII (Puritana e Gloriosa) assinalam o fim do Absolutismo no país, mais de cem anos antes do resto do continente europeu
  • acúmulo de capitais - obtidos através do Ato de Navegação e da exploração de colônias
  • mão-de-obra em abundância, proporcionada, sobretudo, pelo processo de 'cercamento dos campos', em que a nobreza rural inglesa expulsou os pequenos camponeses de suas terras, levando-os a migrarem para as cidades
  • grande quantidade de matérias-primas
  • mercados consumidores, já que a Inglaterra foi, por algumas décadas, o único país europeu industrializado
  • grandes reservas de ferro (necessárias para fazer as máquinas) e carvão (para fazê-las funcionar)
Enfim, alguns outros países europeus apresentavam um ou outro destes fatores. A Inglaterra reunia todos. Em especial (para o início da industrialização) o fim precoce do Absolutismo, que tanto limitava a ação da burguesia. Assim sendo, a Inglaterra pôde se beneficiar deste processo e consolidar sua primazia até a Primeira Guerra Mundial.

11 comentários:

  1. oiii sor *--* realmente,esse é um grande marco da história, porque se a revolução não acontecesse provavelmente estariamos vivendo, sem nenhum tipo de tecnologia,não teriamos nenhuma evoloção no nosso contexto histórico, e eu não poderia estar aqui neste momento comentando sobre este assunto,beijinhoos.:D

    ResponderExcluir
  2. Adoro a revolução industrial! É um assunto que me interessa, e muito,. Eu fico imaginando na época, as facilidades e a reviravolta que ela trouxa para a vida das pessoas! Apesar de ter gerado sim muitos empregos pelas migrações para as grandes cidades, não se pode desconsiderar que a tecnologia as vezes pode geras desemprego. No momento em que uma empresa, ou uma fábrica compra uma máquina que faz o serviço em menos tempo e com menos mão de obra, obviamente não há a necessidade de empregar tanta gente, porque a máquina gera muito mais produção, muito mais lucro do que se empregássemos trabalhadores para executar tal tarefa, em maior período de tempo que é o que eles levariam sozinhos, sem teconologia e sem tais avanços. Só isso que ne deixa meio que com o pé atrás, imagina ' perder meu emprego pra uma máquina'. Mas mesmo assim, todo tipo de tecnologia, sempre será bem vindo, muito bem aceito no momento em que facilita a nossa vida, e a nossa comunicação. (Raquel Bins - turma 301)

    ResponderExcluir
  3. Umas das revoluções mais notadas até hoje, é a Revolução Industrial. Ela trouxe métodos de produção mais eficientes, que aumentaram muito rapidamente as produções nos países industrializados. Com a grande substituição de trabalhadores pro máquinas, foi causado um alto índice de desemprego e miséria. Além disso, notamos muito hoje, que a industrialização trousse consigo a poluição e o crescimento desordenado das cidades. Mas, msmo assim, continua sendo um grande marco lembrado por todos.
    Aaaah eu escrevo muito bem né sor?! vai dizer?! slpslpslsplspls Pamela Lee, turma 301

    ResponderExcluir
  4. Bom, podemos destacar também que foi ai que começou outro período, que foi a exploração do trabalhador nas indústrias, que evoluiu de certo modo que o trabalhador não tinha direito algum, as condições de trabalho era muito péssima, sem hora extra, sem equipamentos de segurança, sem horário de almoço, a mão de obra era substituida pelas máquinas. Os donos das industrias aproveitam-se dos trabalhadores.
    Na realidade o resumo que podemos ter é que o papel da revolução industria foi o desenvolvimento da humanidade para um mundo moderno e capitalista.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Bárbara, todo esse processo tecnológico que vivemos atualmente deu um grande salto naquela época!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Pois é Raquel, é isso mesmo. O avanço tecnológico gera benefícios indiscutíveis, mas a um custo alto, muitas vezes, como a poluição e o desemprego que bem citaste...

    ResponderExcluir
  7. Bah, muito bem mesmo, srta. Lee, apareça mais vezes!!!!
    E lembraste de pontos importantes mesmo!

    ResponderExcluir
  8. ... mundo moderno, capitalista e de muita exploração, concentração de renda, etc. E os direitos trabalhistas que citaste, demoraram décadas para serem conseguidos (alé de custar a vida de muitos trabalhadores)...

    ResponderExcluir
  9. Oi sor,
    a revolução industrial foi uma grande fase para acabar com absolutismo(poderes nas mãos do rei)e também um grande avanço para a modernidade pela criação,origem de maquinas como as a vapor.Na época também o capitalismo se consoliou também.
    E sor,bah como a Inglaterra liderava tudo né? impressionante,uma grande potência que já se formava para o imperialismo(nossa matéria atual),que pena que o Brasil se industrializou mais tarde,quer dizer que pena dependendo do ponto de vista né?rsrsrsrrs
    bjss
    Evelyn_302(espero que o comentario esteja satisfatório)hehhehehe

    ResponderExcluir
  10. um dos fatores da inglaterra ser a pioneira nessa revolução, pode citar também que Inglaterra não tinha dificuldades de acesso às matérias-primas básica, era rica em minério de carvão, lã, algodão .. Com isto os salários sofreram um rebaixamento, fato que contribuiu para a elevação da produtividade na indústria.

    ResponderExcluir
  11. É, depoende mesmo do ponto de vistra, Evelyn!
    Mas, com relação a acabar com o absolutismo, a relação foi inversa: a Inglaterra só pode se industrializar primeiro porque foi o primeiro país a abolir o absolutismo!
    bjs


    Isso aí, Bruna, bem lembrado!!!

    ResponderExcluir