segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres

O local é Nova Iorque.
O ano era 1857. Mais de século e meio atrás. Na época, aquilo que hoje chamamos "direitos trabalhistas", "conquistas dos trabalhadores" não passava de um sonho distante. Ainda assim, um grupo de mulheres - corajosas? desesperadas? revolucionárias? sonhadoras? ou TUDO ISSO JUNTO? - desafiava não apenas seu patrão, mas o paradigma da época, clamando por uma jornada de trabalho mais humana (10 horas diárias - vejam só - em vez das 14 e até mesmo 16 HORAS da época) e por direitos como a licença-maternidade e a remuneração equivalente a do homem (o salário feminino costumavam ser até 1/3 do masculino)
O resultado: a morte de 129 operárias, carbonizadas por ousarem. Por pedir justiça. Por estarem à frente do seu tempo.
A data: 8 de março.

A data foi estipulada pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher. Homenagem singela, pois quem convive com elas sabe que todos os dias são delas!
PARABÉNS À TODAS AS MULHERES, pelas lutas (históricas e diárias), pela força e por embelezarem o mundo!!!!

2 comentários:

  1. Com toda a certeza soor, uma das maiores conquistas adquiridas pelas mulheres que causou grande impacto social, ganhamos um amplo espaço no mercado de trabalho, sem esquecer do respeito que agora tem sob a mulher, depois de ter sua capacidade completamente desacreditada e ignorada. A mulherada tentando sempre derrubar esse machismo que prevalece até nos tempos atuais, onde a mulher com sua plena capacidade ganha o mundo com seu trabalho e seus direitos, a raça da mulher que lutou por direitos e hoje são lembradas com o dia internacional da mulher, parabéns a nós *.*

    ResponderExcluir
  2. Isso aí!!!
    Falou bonito, e ainda é pouco - tudo o que se falar sobre as mulheres não será suficiente, com relação à seu papel e importância na sociedade e na História!

    ResponderExcluir