quarta-feira, 10 de março de 2010

Divulgando o iluminismo

Apesar do caráter elitista (burguês) do movimento iluminista, suas ideias espalharam-se entre a população, atingindo inclusive setores sociais menos privilegiados. Tal não poderia deixar de acontecer, pois boa parte dos preceitos da Ilustração era universal, era um projeto para a sociedade de uma forma geral. Mais ainda, se o Antigo Regime dsesagradava a burguesia, o mesmo acontecia em relação ao resto da sociedade. A excessiva concentração de poderes nas mãos do rei, sua intervenção direta e constante na economia e tantas outras características do Absolutismo e do Mercantilismo eram extremamente danosas à sociedade. Então, nada mais natural do que os ventos de mudança propostos por iluministas como Montesquieu, Rousseau e Voltaire, por exemplo, soprarem também entre as classes menos favorecidas.
O que chama a atenção, nesse caso, é a diversidade de "canais" de que tais ideais se valeram para se espalhar. Mais do que as obras pessoais de cada filósofo/ pensador iluminista, do que A Enciclopédia ou os panfletos então costumeiramente publicados, que atingiam apenas uma minoria letrada da população, os propósitos iluministas espalharam-se também através de outros meios, como as lojas maçônicas, onde as obras eram discutidas à exaustão. Mais ainda, os grandes salões não escaparam às discussões dos assuntos em voga, mas reuniam também uma elite pensante e a própria nobreza da época. Os clubes e associações profissionais foram também, ao longo do século XVIII, tomados por acaloradas discussões em torno dos projetos iluministas. Mas nenhum destes meios foi mais democrático para a difusão das ideias iluministas do que os cafés. Ainda que não reunissem o grosso da população, ao menos tiravam tais discussões do círculo restrito das elites. Os cafés espalhavam-se em profusão pelas cidades europeias, e reuniam classes médias de então, além de aspirantes a escritores, jornalistas e divulgadores de ideias e modismos em geral.

Seria interessante de se comparar com os dias atuais, com estes tempos em que vivemos: como novas ideias, pensamentos, modas/ modismos, se espalham, são difundidos? Que meios/ canais existem hoje?

5 comentários:

  1. Esse ai ta bem melhor me explicou pra caramba o conteudo ,fale mais sobre a revolução francesa, ta bom bjus e fikou bem o blog... mas acho ainda que falta matéria do terceiro xD

    ResponderExcluir
  2. Legal, que bom que ajudou!
    Certo, teremos mais do 3° aqui. Mas lembre-se de ler tudo, pois tudo interessa a vocês (do 3° ano ou não!)!!

    ResponderExcluir
  3. Ai sor um resuminho do Iluminismo.

    No século XVIII, uma nova corrente de pensamento começou a tomar conta da Europa defendendo novas formas de conceber o mundo, a sociedade e as instituições. O chamado movimento iluminista aparece nesse período como um desdobramento de concepções desenvolvidas desde o período renascentista, quando os princípios de individualidade e razão ganharam espaço nos séculos iniciais da Idade Moderna.

    ResponderExcluir
  4. eu tinha uma curiosidade, os iluministas tomavam café mesmo? se não pq q chamavam assim?

    ResponderExcluir