segunda-feira, 19 de julho de 2010

Venezuela X Colômbia

Mais uma do amigo do Quico - o Hugo Chávez não para...
Agora ele decidiu exumar os restos mortais do heroi venezuelano Simón Bolívar. A exumação foi realizada na sexta-feira, dia 16, e o presidente veneuelano afirmou ter ficado profundamente emocionado ao ver os restos mortais do líder maior do país. O presidente, que sempre que pode, faz seus pronunciamentos e concede entrevistas tendo a imagem do líder do século XIX ao fundo, como na foto ao lado, agora defende a tese de que o herói foi assassinado. A versão oficial diz que ele teria morrido vítima de tuberculose em 1830. Há, porém, quem afirme que ele teria sido vítima de envenenamento por arsênio misturado na água ou em alimentos que o líder teria ingerido. Chávez, porém, foi mais além: afirma que Bolívar foi assassinado por um general colombiano, como fruto de uma conspiração.
A importância histórica de Simón Bolívar para a América Latina é indiscutível, uma vez que ele foi responsável pela independência política de vários territórios da então América Hispânica, ainda no início do século XIX. A preocupação em se aprofundar os conhecimentos históricos também é fundamental; assim se desenvolve esta disciplina.

MAS
há que se ter cuidado com as motivações por trás dos atos. Descobrir o que de fato aconteceu, para recontar a História é interessante e útil para todos. Mas esta não parece ser a motivação do Chávez. O fato acontece justamente no momento em que o governo colombiano de Álvaro Uribe acusou a Venezuela de proteger e dar guarida a membros das FARC. Chávez solicitou a viagem de seu embaixador em Bogotá diretamente para Caracas para consultas. O ministro da defesa colombiano, por sua vez, anunciou a imediata constituição de mais uma base militar junto à fronteira venezuelana.
Como se vê, o ambiente na região está se tornando cada vez mais tenso.
Agora, só falta mesmo o Chávez querer iniciar um ataque à Colômbia usando como pretexto o assassinato de Bolívar, há quase 200 ANOS ATRÁS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário