sexta-feira, 11 de junho de 2010

Primeira Guerra Mundial


Respostas ao pessoal do 3°.

1. A troca de lado por parte da Rússia, antes da 1GM, foi de importância fundamental, para a Entente e para o desenrolar do conflito, pois 'cercou' a potências centrais (Tríplice Aliança). Assim, estas tinham de dividir suas tropas, ocupando dois fronts de batalha opostos.

2. A chamada 'questão marroquina' diz respeito às disputas envolvendo o norte da África, pelas potências europeias. A Convenção de Madri, de 1880, estabeleceu uma 'política de portas abertas' para o Marrocos, conferindo direitos à sua exploração por parte da França, Inglaterra e Alemanha. As pretensões francesas e alemãs, bem como sua rivalidade, decorrente da Guerra Franco-Prussiana de 1870, porém, acabaram intensificando a disputa destes dois países pela região. Em 1904 os franceses reconhecem o direito inglês ao Egito; em troca os ingleses apoiaram a dominação francesa do Marrocos, às custas das pretensões alemãs. Após impasses entre França e Alemanha na região, o sultão marroquino acabou subordinando-se ao domínio francês, que o auxiliava no enfrentamento aos chefes tribais rivais e das rebeliões muçulmanas.

3. Ao desmembramento do Império Turco-Otomano, ao final do século XIX, seguiu-se uma crescente disputa pelos bálcãs. A Rússia defendia o pan-eslavismo, a união e independência das minorias nacionais, seguida da unificação (e fortalecimento) dos povos eslavos. O Império Austro-Húngaro e a Alemanha, porém, ofereceram resistência ao projeto soviético, principalmente com os planos alemães de construir a estrada de ferro Berlim-Bagdá, que lhe daria acesso ao petróleo do Golfo Pérsico. Finalmente, havia ainda o ideal sérvio de criação de uma Grande Sérvia, área de unificação eslava comandada por ela própria. Tal prohjeto, porém, já se viu frustrado quando o Império Austro-Húngaro anexou a Bósnia-Herzegovina, em 1908.

4. Não há consenso na historiografia quanto à periodização da 1GM. Alguns autores falam em duas fases:
1914 - Guerra de Posições ou Guerra de Movimento - período de rápido, constante e incessante deslocamento de tropas principalmente pela Europa, poucos combates.
1915 a 1918 - Guerra de Trincheiras - período das batalhas propriamente ditas, com reveses e êxitos para ambos os lados.

Outros autores, porém, dividem este segundo período em dois momentos:
1915-1917 - Período de avanço da Tríplice Aliança
1917-1918 - Avanço da Tríplice Entente, recuo e derrota da Tríplice Aliança.

Importante, enfim, é notar os momentos do conflito: um início relativamente 'morno', uma fase de expansao das potências centrais (Tríplice Entente) e posterior recuo das mesmas, com o avanço decisivo dos Aliados (Tríplice Entente).

O resto é História!!!!

Um comentário:

  1. e as otras perguntas tu não pos sor?se pos me avisa onde ta e os sites que te pedi em aula bjus

    ResponderExcluir