sábado, 1 de maio de 2010

Primeiro de maio

Não é novidade para ninguém a história do Primeiro de Maio, e porque ele é considerado o Dia do Trabalhador. A história dos trabalhadores de Chicago, reivindicando melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada diária para oito horas diárias (passava fácil de 13 na época). A repressão, a polícia, os mortos e a fixação da data, anos depois, em 1890 como dia internacional de luta dos trabalhadores. Enfim, nada disso é novidade.

Assim sendo, deixo aqui uma dica para uma matéria, veiculada há duas horas atrás (são agora 21:00 de sábado), sobre protestos em vários países da Europa, aproveitando a deixa da data. Protestos generalizados, envolvendo política, economia e direitos sociais. Sempre a Europa na frente... É importante ler a matéria, e mais ainda refletir.

Porque é que no Brasil o Primeiro de Maio é 'comemorado' com shows ("funk", pagode, axé, sertanojo, forró e um monte de coisas mais, em várias capitais)??? Pior, ainda se aproveita para fazer campanha eleitoral! Vai ver que, ao contrário dos europeus, não temos problemas em nosso país, nem motivos para reclamar...

Enfim, confere aqui a matéria.

7 comentários:

  1. O Brasil como sempre não muda sempre escondendo os problemas em baixo do pano, esse dia era para todos os brasileiros se unirem para reivindicar seus direitos e como sempre vivem em uma utopia sem fim. Aluna Débora Alves Turma 302

    ResponderExcluir
  2. que nem a Débora disse, o Brasil tem problemas, mas meio que é escondido, é tudo no oba-oba
    e o pior é que os políticos se aproveitam da cabeça da população

    Lorenzo Da Fré

    ResponderExcluir
  3. 'problemas' chega a ser apelido para o que o Brasil tem. aqui no país tem muita coisa fora do lugar, muita coisa bagunçada que ninguém se responsabiliza por cuidar. e pra que se responsabilizaria, se a grande maioria do povo não ajuda também? não adianta as pessoas ficarem sentadas em suas poltronas e, quando acontece alguma coisa ruim, elas dizem: "é por isso que o Brasil não vai pra frente." é exatamente por isso! porque ninguém faz nada. a idéia que os outros países têm aqui do Brasil é que somos o país do carnaval, futebol e muitas outras coisas boas. só que eles não enxergam os problemas que estão aqui dentro, e que precisam ser solucionados.

    Turma: 302

    ResponderExcluir
  4. foi nesse mesmo dia em 1940 por exemplo que getulio vargas institui o salario minimo e em 1941 foi criada a justiça do trabalho.
    acho que por mais que nao seja tao "considerado" assim por causa das desigualdades e tal é um dia muito importante. turma:302

    ResponderExcluir
  5. concordo com a Marjana...e pq o Brasil só pode ser visto como o país do carnaval e do futebol?pq as pessoas naum lutam para que seja o país da educação,da saúde,da iguadade, realmente o povo brasileiro é acomodado de mais!mas nós podemos mudar isso,só depende da gente criar uma geração mais critica,com mais atitude!

    Dessa-201

    ResponderExcluir
  6. Bah, falaram muito, e bem!!! O ideal é que conseguíssemos transformar este discurso em ação.
    Aí teríamos motivos para nor orgulhar realmente do nosso país. Se o problema já está identificado, é hora de agir para resolvê-lo!
    Quem sabe começamos a Revolução?

    ResponderExcluir
  7. eu pilho e muito...vai la sor tu é o líder!
    aoisjaoisai
    mas é serio mesmo só depende da gentee!
    dessa

    ResponderExcluir