terça-feira, 11 de maio de 2010

Código de Hamurabi

(lembrete para os Primeiros anos!)

Vimos que a civilização mesopotâmica deixou um rico legado para a humanidade, nas mais diversas áreas: matemática (operações básicas, raízes quadrada e cúbica, círculo de 360°, etc.), contagem do tempo (ano com 12 meses, semana de 7 dias, dias com 2 períodos de 12 horas, ...), arquitetura e engenharia (construção de zigurates), escrita (cuneiforme, entre outros tipos), literatura (Epopeia de Gilgamesh, etc.), entre outras.
Também no Direito os mesopotâmicos deixaram uma importante contribuição, o Código de Hamurabi. Embora uma parte de suas leis esteja em desuso atualmente (por dois motivos básicos: o preconceito - estabelecer penas diferentes conforme o grupo social do réu - e a previsão de castigos físicos - incluindo mutilação e até a morte), foi o primeiro código escrito de leis da história da humanidade. Ao lado um pequeno pedaço da estela negra original que contém as leis, clica e amplia para ver como era a escrita. Abaixo algumas características do código:

O Código de Hammurabi

Embora não seja o primeiro código de leis escrito pelos mesopotâmicos, o Código de Hammurabi é o mais completo dos que ainda estão inteiros até hoje. Para se ter uma idéia de como era completo, basta vermos como são compostos os seus 282 artigos:

· Art. 1 a 5: Determinam as penas a serem impostas em alguns delitos praticados durante um processo judicial (falso testemunho, por exemplo)

· Art. 6 a 126: Sobre o direito patrimonial

· Art. 127 a 195: direitos de família, filiação e heranças

· Art. 196 a 214: determinam as penas para lesões corporais

· Art. 215 a 240: direitos e obrigações de algumas classes de trabalhadores

· Art. 241 a 277: sobre preços e salários

· Art. 278 a 282: leis adicionais sobre a propriedade de escravos.

(óbvio que não é importante "decorar" os números dos artigos; coloquei-os aí apenas para vermos o quão abrangente era o código!)

6 comentários:

  1. os zigurates que serviram de base para os surgimento das pirâmides???
    spokasopkaspokapsokapsoksokapos
    brincadeirinha:D
    sor a imagem ta pqna...
    aii era tao divertido estudar isso....
    bjbj
    dessa

    ResponderExcluir
  2. Bá o sor, tu quer me cravar né? sapokspoakspoka, vo comenta sobre esse código muito louco aqui...

    É um dos mais antigos conjuntos de leis conhecidos até hoje, muito confundido com o Torah mas é claramente diferente.Existem 281 artigos a respeito de relações de trabalho, família, propriedade e escravidão.O código é conhecido por ser o primeiro corpo de leis de que se tem notícia fundamentado no princípio da Lei de Talião, que estabelece a equivalência da punição em relação ao crime.

    Resumo em língua dos jovens:
    O tal do Código de Hamurabi é um conujunto de leis antigo :S
    apokspoakspokapoksa

    Abração sor! /Hálex Marinho 302

    ResponderExcluir
  3. O Código de Hamurabi é uma das leis mais antigas do mundo. Esse código foi escrito pelo rei Hamurabi, porque na Mesopotamia havia muita bagunça, briga, etc. Então rei Hamurabi resolveu a criar esse código para ter uma sociedade makis organizada. Essas leis foram escritas baseadas na LEI DE TALIÃO "olho por olho" e "dente por dente".

    ResponderExcluir
  4. Exatamente. Muitos estudiosos, porém, afirmam que ele apenas compilou leis bem variadas e antigas, algumas até provavelmente do povo Hebreu. Ou seja, ele não foi o criador, mas a pessoa que organizou e deu vida ao Código!

    ResponderExcluir
  5. grrrrrrrrr, odeio essa materia

    ResponderExcluir