terça-feira, 15 de março de 2011

Uma sociedade organizada

As palavras a seguir são do Bispo de Canterbury, retransmitindo ensinamentos de Santo Anselmo, no século XI. Estão em A civilização do Ocidente medieval, De Jacques LeGoff (Lisboa: Estampa, 1984. Vol. III, p.10).

"(...). Desse modo [Deus] fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a realizar neste mundo. Instituiu uns - os clérigos e os monges - para que rezassem pelos outros e (...) sobre eles derramassem o leite da pregação e com a lã dos bons exemplos lhes inspirassem um ardente amor de Deus. Instituiu os camponeses para que eles (...) assegurassem a sua própria subsistência e a dos outros. A outros, por fim, os guerreiros, instituiu-os para que mostrassem a força na medida do necessário e para que defendessem dos inimigos (...) os que oram e os que cultivam a terra.

Vemos, assim uma das razões para que a sociedade medieval, ainda que desigual, funcionasse de maneira tão rigorosa e 'perfeita', "encaixadinha": cada grupo/ estamento ocupando seu lugar na sociedade e cumprindo à risca o seu papel. A 'ordem' medieval consolidava-se e tornava-se duradoura, pelo menos naquilo que chamamos de Alta Idade Média.

7 comentários:

  1. Poisé sor, esse sistema antigo porem eficiente, mostra que não precisamos de todo esse captalismo a nossa volta, e pra ser sincero contigo, eu não vejo a hora de que esse sistema captalista entre em colapso e acabe de uma vez,fazendo com que essa coisa chamada dinhero (que pras pessoas hoje em dia é quase um deus) tome o seu devido valor, ou seje; um simples pedaço de papel. só espero que se a gente voltar ao sistema medieval eu acabe como servo, não so bom com igrejas nem com lutas hahahah

    é nozes sor :p

    ResponderExcluir
  2. o sor, tenho uma perguntinha, estudando a Idade Média, acabei pensando sobre a origem das familias nobres, daonde q elas vem, pois antes todos era pre historicos, como q alguns conseguiram chegar nessa classe???

    ResponderExcluir
  3. Bom, Sr. Anônimo 1, o feudalismo também é um sistema desigual, talvez em grau menor do que este capitalismo selvagem que conhecemos. Se ele (o capitalismo) de fato acabar um dia, será que voltaríamos mesmo ao feudalismo? Boas e oportunas colocações as tuas em relação a isso! Quanto a não ser bom com igrejas, pergunto: com nenhuma? E nenhum tipo de religiosidade? E sobre não ser bom com lutas, lembro que existem várias formas de luta, não necessariamente física/ corporal!!!
    Abraço, volte sempre aqui, e a opinar também!

    ResponderExcluir
  4. Sr. Anônimo 2: lembre-se que antes da Idade Média não eram todos pré-históricos não!!! O período que conhecemos como "Idade Média" (ainda que o nome não seja apropriado) tem início formal com a queda do Império Romano, milhares de anos após a 'pré-história' (este termo também não é o ideal, mas 'pegou'!). Tais famílias nobres do feudalismo, portanto, teriam duas possíveis origens: antigos patrícios (nobres) romanos, proprietários das maiores e melhores terras de Roma; ou então comandantes militares (bem como familiares e parentes) dos povos ditos 'bárbaros' que invadiram o Império Romano. Estes tornaram-se, então proprietários de imensas extensões de terra, que chamamos de feudos.
    Clareou agora?
    Abraço, Sr(a) Anônimo(a)!

    ResponderExcluir
  5. poisé né sor... seria errado eu afirmar que nós voltariamos para o sistema medieval (afinal ainda não sei ver o futuro hahah).
    até porque levaria um bom tempo até as coisas se organizarem e durante esse tempo averiam muitas guerras.
    não sou muito bom com nenhuma igreja, porque na metade das quais eu já fui e já estudei tentam te impor aquilo de modo que aquilo seje a verdade e ponto.
    e a outra metade das quais eu já estudei embora me fassam refletir elas esninam uma doutrina a qual eu nem sempre sou a favor. e isso é o caso do espiritismo, emobora eu não seje espirita, tem muitas das coisas que eu admito serem interessantes, mas muitas outras que eu não concordo.
    e quanto a lutas, são sempre esenciais. se não ouvesse lutas não haveria evolução(eu entro em lutas comigo mesmo o dia inteiro é a forma que eu achei pra me autoquestionar e manter a minha autoevolução).
    E quando eu digo que não sou bom com igrejas e lutas é só uma piada sem nexo sobre a igreja a nobreza e tentando justificar por que eu gostaria de ser um servo hahah.
    é nozes :p

    ResponderExcluir
  6. Ah, tá!
    Bom, realmente as lutas são necessárias, elas é que fizeram o mundo mudar até hoje, e não a boa vontade dos políticos. Se o povo soubesse o poder que tem nas mãos...
    Abraço, Sr. Nozes!

    ResponderExcluir
  7. se todos voltassem a idade media será se viveríamos felizes?

    ResponderExcluir