quinta-feira, 18 de abril de 2013

Guerra Fria animada (e outras guerras também!)

Aí está o vídeo que assistimos (301) hoje em aula. Trata-se de uma interessante animação russa sobre a Guerra Fria. Se olharmos bem, porém, veremos que ela explica a maioria das guerras já ocorridas nos úlitmos milênios: começo, desenrolar e consequências. Então assiste aí e responde:


Que indícios temos de que este vídeo trata da Guerra Fria? Há pelo menos um bem forte, que só e percebido se lembrarmos da geopolítica do período. Vê se percebe, e responde!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O indício mais forte que se tem ao ver o vídeo, é a lembrança de que os EUA (capitalismo) queriam predominar sobre a URSS (socialistas), e a URSS predominar sobre os EUA. Percebemos claramente que era uma guerra para definir o sistema econômico que predominaria no mundo, capitalismo contra socialismo.

    ResponderExcluir
  3. O video mostra claramente que um país queria se impor sobre o outro, no caso os Eua sobre a Rússia e vice versa, Há também a disputa de terras, o predominio do capitalismo sobre o socialismo. O video também mostra a questão da disputa de quem tinha as armas mais fortes e mais rápidas.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo mostra a divisão doas EUA (azul) e URSS (verde).E mostra também a vontade de os dois países conquistar um o território do outro através de ataques com tanques, armas, e bombas que eram o objetivo maior de construção dos dois.

    ResponderExcluir
  5. O vídeo mostra a divisão do mundo entre o capitalismo e o socialismo, aonde as super duas potências, os EUA e a URSS travaram uma luta para mostra quem tinha mais poder, representado de uma maneira crítica pelos palitos de fósforos.

    ResponderExcluir
  6. O vídeo mostra o mundo bipolar, aonde os países estão divididos entre capitalismo(EUA)e socialismo(URSS)as duas super potências da época. No vídeo tem a representação da cortina de ferro, aonde esta a divisão entre o azul(EUA) e o verde(URSS),criada para nao se expandir o capitalismo para o lado socialista e vise versa. Quando o azul tenta "expandir" a sua área da divisão rola um conflito. No vídeo mostra também claramente a corrida armamentista aonde um país quer superar o outro no poder bélico.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, e tem também a questão geográfica: o ocidente (quem será?) é quem invade, é o errado, o causador de tudo... A animação foi feita, não esqueçamos, pelo lado oriental! Coisa bem comum na Guerra Fria, um lado 'denegrir' o outro, responsabilizar o outro pelo que existe de mal, de errado...

    ResponderExcluir