sábado, 14 de abril de 2012

100 anos esta noite


Dia 14 de abril, como hoje, mas há cem anos atrás. Neste dia, às 23:40 o absurdamente colossal (ainda mais para a época) Titanic batia em um iceberg e começava a contrariar sua alcunha de "o inafundável". Fruto perfeito de sua época: prosperidade, riqueza, poder, glória e decadência.

Como assim? Vejamos o contexto de sua época.

No início do século XX, época da construção do navio, vivia-se um período de grande euforia e contentamento, causados pela confiança inabalável no progresso humano. Basta vermos algumas das invenções da época: automóveis, aviões, telefone, iluminação elétrica, cinema, elevadores elétricos, estetoscópio, penicilina, anestesia, aspirina, vaso sanitário com descarga, papel higiênico, creme dental, geladeira, fogão a gás, sorvete, cerveja engarrafada, etc, entre tantas e tantas outras invenções. Coisas sem dúvidas banais neste início de século XXI, mas o supra-sumo da modernidade há cem anos atrás. Estão explicadas a prosperidade e a glória.

Quanto à riqueza e ao poder, é bom lembrarmos que eram tempos de corrida imperialista, com as várias potências europeias disputando entre si principalmente o continente africano, como meio de acesso fácil e barato às matérias-primas necessárias a tamanho desenvolvimento indutrial e a mercados consumidores para sua produção em massa. Riqueza e poder, portanto, dos países europeus industrializados, bem entendido, e não da África. Ah, e também dos EUA e do Japão!

Isto já nos conduz à citada decadência: tal disputa entre potências industrializadas está sem dúvida por trás da gênese da Primeira Guerra Mundial, junto com os nacionalismos que se acirravam na Europa.

O Titanic, portanto, se enquadra perfeitamente em sua época, com todas as suas características e peculiaridades.

Como vem se falando muito nele por estes dias (mais ainda neste sábado e domingo), indico aqui alguns materiais interessantes, com dados do megatransatlântico:

Discovery (materiais riquíssimos, vale muito a pena explorar cada link)

Titanic Site (dados técnicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário