domingo, 18 de março de 2012

Mumificação

Muito se fala em aspectos como a religiosidade egípcia ou a engenhosidade das pirâmides ou ainda da peculiaridade da mumificação. Na verdade, este aspecto reune em si todas as características acima (religiosidade, engenhosidade e e peculiaridade), entre outras ainda.

É este costume que nos mostra os grandes conhecimentos dos egípcios antigos em áreas como a medicina, a anatomia, a química e a farmacologia, por exemplo. Conhecimentos acumulados ao longo do tempo, e cada vez mais aperfeiçoados, sem dúvida.

Para o cumprimento das crenças além-túmulo, os egípcios aproveitaram as propriedades que descobriram do natrão, elemento encontrado em várias regiões do Egito, que possui propriedades conservantes, ideais para preservar o corpo humano (o natrão é rico em carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, sal e sulfato de sódio. Sabe o que isso significa? Nem eu, mas pode perguntar à professora de Química!).

Mas de nada adiantava o natrão se não fossem outros conhecimentos e descobertas do sábios egípcios.

Por exemplo, de nada adiantava embeber o corpo em natrão se ele estivesse com os intestinos, nada seguraria a decomposição. Os egípcios então retiravam os intestinos através de uma incisão em um dos lados do corpo, além de remover o cérebro, pelas narinas. Técnicas como estas permitiram, além da conservação dos corpos por milhares de anos, o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas pelos egípcios. O ritual completo de mumificação durava 70 dias, e os corpos, muitos e muitos séculos. Algumas múmias encontradas no século XX, com mais de 2.500 anos de idade, possuíam ainda carne, cabelos e unhas!

(o "modelo" da foto que ilustra este post é Ramsés II, cuja múmia foi encontrada em 1881, em ótimo estado de conservação, dentro de seu sarcófago. De lá para cá o contato com ar, os traslados e manuseios para estudos e pesquisas aceleraram sua decomposição mais do que a passagem de mais de 3000 anos...).

2 comentários:

  1. ramises foi o verdadeiro moises ou foi irmao dele porque os judeus diz que moises salvou eles moises era negro i do egito existe a tumba de moises nas montanhas do egito

    ResponderExcluir
  2. É a história do Egito (como da Antiguidade em geral) está repleta de controvérsias, hipóteses e incertezas...
    Abraço, Anônimo!

    ResponderExcluir